Distribuição de carga

Para garantir o transporte seguro da sua carga, concentre o máximo possível da mesma sobre o(s) eixo(s), mantendo um pequeno deslocamento para a frente da sua carreta. A carga sobre o engate deverá girar entre os 30 kg para engate com capacidade de carga para 500 kg e 60 kg para engate com capacidade de carga para 1000kg.

Fixação da carga

Certifique-se que a sua carga esteja devidamente fixada a carreta ou reboque através de cordas ou esticadores apropriados. Durante o deslocamento, sempre verifique se os mesmos não afrouxaram.

Calibragem de pneus

Para uma carga mais estável, mantenha os pneus sempre calibrados, conforme indicação do fabricante.

Trava de engate

Além de verificar e certificar o correto travamento da trava de engate sobre o engate do seu carro, verifique temporariamente o desgaste da mesma. Em caso de desgaste, substitua a sua trava de engate por uma nova. Lembre-se: o custo da manutenção é muito menor ao custo de qualquer desacoplamento e suas consequências.

Iluminação

Mantenha os contatos das tomadas (veículo e carreta) sempre limpos, mantendo o seu perfeito funcionamento. Revise o funcionamento de todas as luzes e suas funções. Lembre-se que a sua carreta/reboque é a extensão do seu veículo.

Velocidade

A carreta, reboque e/ou trailer modificam a maneira de conduzir um veículo. Por mais experiente que seja, diminua a velocidade mantendo um rítmo seguro para você e demais usuários.

Frenagem

Lembre-se sempre que a carreta interfere na dinâmica do veículo rebocador, exigindo mais do trem de força e dos freios do veículo. Observe a legislação, e faça a opção por carretas equipadas com freios para cargas PBT acima de 750 kg.

 

Cuidados na hora da compra da sua carreta, reboque ou trailer

Busque referências do fabricante através de sites e redes sociais. Verifique as condições básicas de fabricação e projeto.

Todo fabricante homologado necessita de licenças para poder produzir e vender seus equipamentos. Solicite pelos mesmos (CCT e CAT). Caso o fabricante não apresente os mesmos, cuidado, você poderá estar comprando um produto ilegal e arriscando a sua segurança e a de outros.

Outra maneira de verificar se o fabricante é homologado pelo DENATRAN/CONTRAN ou não, é se a nota fiscal sairá pelo nome da fábrica que está oferecendo o produto ou não. Em caso negativo, muito cuidado novamente!